Dante Baptista
Não foi o primeiro semestre que nenhum são-paulino esperava. O time não repetiu as boas atuações do ano passado, foi eliminado precocemente da Libertadores e do Paulistão. A pressão pela conquista do bicampeonato nacional será enorme, mas ainda sim, menor do que a pressão sobre Muricy Ramalho, contestado por torcedores, mídia, e agora, dirigentes.
O primeiro semestre do São Paulo teve sete 'pecados capitais', confira:
1. Cadê o meio-campo?
Muricy teve problemas em todsos os setores da equipe, mas, quem mais sentiu a mudança no elenco foi o meio de campo, particularmente Josué, que não tem um parceiro fixo no setor. Souza não agradou, Fredson não teve sequência de jogos e Richarlyson não agrada a torcida. Hermanes, que fez boas partidas no Paulistão, não é relacionado para o banco. Souza e Hugo carregam demais a bola e criam pouco, e com Leandro recuado, Aloísio fica isolado e não tem com quem fazer o pivô.
2. Morumbi lotado? Não mais
A torcida, que costumava lotar o Morumbi e fazer a diferença nos jogos do São Paulo, nãoi comparece mais com a mesma força. Se em 2004, o Tricolor levava 70 mil pessoas ao estádio, a média desse ano foi bem menor: 26.219. Aliás, as médias de público do Morumbi só diminuiram: 2005 - 48.821; 2006 - 55.515; 2007 - 26.219.
3. Ataque?
A deficiência do ataque são-paulino pode ser medida em números. O ataque titular, formado por Leandro e Aloísio, marcou 7 gols. Borges e Marcel, os reservas, 6. E por que? Leandro joga recuado demais, encostado em Souza e não se aproxima de Aloísio, que, jogando como pivô, tem que encostar para o meio-campo fazer as jogadas. Resultado: Hugo é o artilheiro do time no ano, com 8 gols. Alex Silva é o vice-artilheiro.
4. Quem joga? E qual é o esquema?
O São Paulo ainda não acertou o esquema de jogo e nem quem é o time titular. Varia entre o 4-4-2 e o 3-5-2, e essas mudanças repentinas desorganizam o time. Além disso, pelo grande número de jogadores em condições de titularidade, sempre sobra uma dúvida. Assim, a equipe ainda não criou uma cara.
5. Laterais inoperantes
O elenco conta com cinco laterais, entre direita e esuqerda. Ilsinho, Reasco, Maurinho, Junior e Jadilson. E o líder de cruzamentos é Souza. Fora Maurinho, machucado, nenhum dos laterais está em boa fase. Jadilson só corre; Junior, nem isso. Ilsinho não tem apoiado como o de costume e tem marcado pior ainda. Assim, não há um desafogo para o meio-campo. Se em 2005 e 2006 as laterais eram o ponto de equilíbrio e talento do time, hoje são motivo de preocupação ofensiva e defensivamente.
6. Substitui, Muricy
Salvo por ontem, quando fez duas alterações que realmente melhoraram o rendimento da equipe, Muricy tem feito substituições tardias e pouco produtivas. Contra São Caetano e Audax, por exemplo, as trocas só saíram depois dos 35' do segundo tempo, sob a alegação de que não troca por trocar. Em alguns jogos, como a partida contra o Audax, elas sequer chegaram a acontecer. Para quem conta com um plantel de qualidade e numeroso, a ponto de dizer que não há reservas, substituição deveria ser natural.
7. Calma, São Paulo!
Falta tranquilidade ao time, e isso se reflete em todos os aspectos: nos erros da defesa, na falta de objetividade do meio-campo e nos erros de conclusão. Há tempos, o Tricolor cria e não finaliza bem. Além dos erros 3 a 1, especificamente, o time é nervoso pois tem um comando nervoso. Muricy anda nervoso demais, e isso se reflete nas suas entrevistas (ao melhor estilo Emerson Leão) e na forma de guiar o time.
Vale uma ressalva: mesmo assim, Muricy não foi expulso durante a temporada.
quinta-feira, maio 10, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
parece que todos os são paulinos pensam da mesma maneira:
http://www.tricolorpaulista.net/br/imprensa/imprensa_lista.asp?tipo=Toque%20Feminino
. leandro barrado
. júnior is gone
como o link não funciona, então entra lá no tricolor paulista e clica, à esquerda, em toque feminino. aí tu vai entender pq disse que todos são paulinos pensam o mesmo
o time do goiás:
eis que entro no site da FPF e vejo a escalação do goiás pra estréia contra o sampa. tomei um susto:
Goiás: Harlei; Paulo Baier, Cléber, Leonardo, André Leone e Diego; Cléber Gaúcho, Romerito e Petkovic; Fabrício Carvalho (Wendell) e Fabiano Oliveira.
Técnico: Wanderley Filho
time bemmmmmm interessante....bem!
Belo time do Goiás.
Não que vá ser campeão, longe disso. Mas é um time que dá trabalho.
E pega um time combalido, como o São Paulo!
Medo...
PS. Um belo texto no Tricolor Paulista. Passarei a lê-la mais vezes!
Falando do São Paulo:
Sei do problema de manter um time titular, mas com tantos altos e baixos dos jogadores que respondiam bem no ano passado isso realmente fica difícil. Vou citar exemplos: Souza, Júnior e Leandro. Jogaram muito no ano passado e conquistaram a torcida. Neste ano, estão desligados, com lampejos de bom futebol. O que fazer com três peças importantes do time titular? Souza e Leandro foram mantidos: fracasso. Junior foi sibstituído: fracasso.
Sem contar que o principal atacante, ALoísio, consegue a incrível façanha de ser o melhor do time nos últimos meses sem fazer gol!
No mínimo, estranho....
Postar um comentário