sexta-feira, maio 11, 2007

O que esperar do Brasileirão? [Parte III]

Dante Baptista

A parte final da prosaica análise dos 20 times que disputam o Brasileirão.


Os que preocupam

São aqueles que começam o Brasileirão em estado de alerta. Não devem almejar nada de muito expressivo, e, se não melhorarem muito, correm risco da degola.


Goiás - O blog errou feio ao colocá-lo neste grupo. Dono de boas campanhas nos últimos brasileiros, a equipe perdeu o último campeonato estadual e o técnico Geninho. Chegou Paulo Bonamigo. Porém, com Harlei no gol, Paulo Baier, Petkovic, Fabrício Carvalho e a promessa Wellington, o Goiás pode, sim, ir longe! Faz a estréia contra o combalido São Paulo e, se embalar, dará bastante trabalho na competição.
Quem pode decidir:
Paulo Baier, Petkovic e Fabrício Carvalho.


Corinthians - Outra grande incógnita do campeonato. Alguns chegam, outros saem. Roger, Jean (o goleiro e o atacante) não disputarão o Brasileiro e Carpegianni chegou para comandar a equipe. Trouxe boas promessas do interior, entre elas, Felipe, destaque com a camisa 1 do Bragantino. As grandes apostas são nos meias Willian e Lulinha, recém-promovidos das equipes de base. Ainda precisa de reforços, ajustes e, mais do que isso, de organização fora de campo. Deve perder ainda Marcelo Mattos e Magrão, boas referências no setor defensivo.
Quem pode decidir: Willian, Lulinha (foto) e Magrão.

Paraná - Depois de fazer o seu melhor Brasileirão na história, o Paraná teve um bom começo de ano. Chegou à final do Paranaense, mas, para seu azar, os jogos coindidiram com os jogos decisivos pela Libertadores. Faltou perna e experiência. Porém, o técnico Zetti tem o bom goleiro Flávio e Dinelson, excelente promessa, mas que ainda não é craque. Não é um time com grandes nomes, mas pode fazer um bom campeonato.
Quem pode decidir:
Dinelson, Flávio.


Juventude - Tudo bem, é o vice-campeão gaúcho. Tem o bom goleiro André, os atacantes Alex Alves e Da Silva e Ivo Worthman no comando, mas o time ainda necessita de reforços, especialmente na defesa e no meio-campo. Mas, como jogar na Serra Gaúcha, especialmente no inverno, é bem complicado, o Ju deve ganhar alguns pontos em casa.
Quem pode decidir: André, Alex Alves e Da Silva.

Figueirense - O clube vive a ilógica situação de ser semifinalista da Copa do Brasil e ter feito uma péssima campanha no estadual deste ano. Não tem mais os badalados Carlos Alberto, Cícero, Soares, Rodrigo Souto e o ótimo goleiro Edson Bastos, mas Ruy, ex-Botafogo e Léo, ex-Guarani e Inter melhoraram a qualidade da equipe. Fiquem de olho no atacante Ramon, rápido e habilidoso.
Quem pode decidir:
Ruy, Léo


Sport-PE -
O Leão do Norte estava em estado de graça. Tinha acabado de ser campeçao pernambucano, contratado o meia Giovanni e tinha tudo para fazer um brasileirão digno da tradição da equipe. Porém, em pouco tempo, tudo mudou. Alexandre Gallo foi para o Inter e Giovanni rescindiu o contrato. Faltam jogadores de qualidade no elenco.
Quem pode decidir:
Fumagalli, Weldon.


Náutico -
Teve a chance de se classificar no jogo conhecido como a "Batalha dos Aflitos", contra o Grêmio, em 2005 e perdeu. Mas desta vez, está classificado e na primeira divisão. Assim, o futebol pernambucano volta a ter dois times na primeira divisão. O Timbu já mostrou ter um bom time ao eliminar o Corinthians, e ainda trouxe Fábio Saci (artilheiro do campeonato baiano, com 13 gols) e pode contratar Augusto Recife. Com sorte e as boas atuações do goleiro Gléguer, pode se livrar da degola.
Quem pode decidir:
Gléguer, Fábio Saci.


América-RN - Fez uma campanha heróica na Série B do ano passado e ainda teve o craque da Competição, Souza, que pe rmanece no time. Mas a realidade para a Primeira Divisão é outra. A equipe está bem abaixo das demais e vai lutar para se manter. Tem um bom técnico, Lori Sandri, mas o time é fraco, sinceramente. É sério candidato ao rebaixamento.
Quem pode decidir:
Souza

Nenhum comentário: