terça-feira, maio 08, 2007

O que esperar do Brasileirão?

Dante Baptista

Nestre sábado, começa o campeonato Brasileiro. É a mesma forma dos últimos três anos, mas que nunca é demais explicar: 20 clubes jogam em turno e returno, no sistema de ida-e-volta. Aquele que somar o maior número de pontos, vence.

O Vila do Esporte começa agora um guia do que se pode esperar de cada time. Para não cansar o leitor, a análise será dividida em três partes: os times que sonham, os times que lutam e os times que preocupam.


É bom lembrar que os comentários sobre os times não passam de um mero exercício de futurologia, a 'ciência mais imbecil e passível de erros.

Os que sonham:
São aqueles que devem lutar pelo título. Precisam de um ou outro ajuste, mas têm condições de levantarem o caneco. Porém, no primeiro semestre, disputam mais de uma competição e, em caso de insucesso, esse favoritismo pode ficar comprometido.

São Paulo - Tudo depende de um sucesso na Libertadores (o Tricolor pega o Grêmio pelas oitavas-de-final da competição). A equipe de Muricy, atual campeã brasileira, é uma das favoritas ao título. Tem um plantel equilibrado, jogadores de qualidade e um bom técnico. A contratação de Dagoberto dá ao time o talento que faltava. Falta acertar o meio-campo, que tem sido pouco criativo.
Quem pode decidir:
Rogério Ceni, Dagoberto (foto), Aloísio


Santos - O título paulista fez bem à equipe de Luxemburgo. Tem um ótimo plantel, joga bem e tem um dos poucos craques em atividade no país, Zé Roberto. Porém, a janela de transferências para a Europa pode levar seus principais jogadores. Mas, com um técnico como Vanderlei Luxemburgo, sempre se espera bons times.
Quem pode decidir: Zé Roberto (foto), Kléber, Fábio Costa

Grêmio - Não é um time habilidoso, vistoso. Mas é raçudo e tem uma boa base. A chegada de Amoroso dá um toque de habilidade à equipe de Mano Menezes, que chega para o seu terceiro Brasileirão pelo Grêmio. Tem bons valores, como Lucas, Diego Souza e Tcheco, além do bom goleiro Saja. Falta um plantel que suporte a maratona de jogos, cansaços, cartões.
Quem pode decidir: Lucas, Amoroso (foto), Tcheco


Botafogo - Desde 1995, o Fogão não chega a um Brasileiro com aspirações de ganhar títulos. Não é um elenco numeroso, mas o time titular é forte e joga de igual para igual com qualquer equipe. Tem um excelente meio campo e um ataque potente. A preocupação alvinegra é pelo artilheiro Dodô, que tem propostas para deixar o clube.
Quem pode decidir: Dodô (foto), Zé Roberto, Lucio Flávio


Flamengo - Depois de anos na briga no final da tabela, parece que o time da Gávea pode alçar vôos maiores. A diretoria se movimentou e contratou jogadores para a disputa da Libertadores, e a conquista do título carioca deu moral à equipe. Obina volta para a segunda metade do campeonato. Cabe à comissão técnica e diretoria saber contornar a vaidade e briga dentro do elenco. Quem pode decidir: Renato, Renato Augusto (foto), Bruno.

2 comentários:

Anônimo disse...

realocaria o São Paulo do "os que sonham" e colocaria "os que brigam". eu não digo isso por conta da derrota pro grêmio. eu sabia que vcs não passariam, é sério. apostei mesmo que o Grêmio seguiria.

é como eu digo: não confio no time de vcs. não confio em souza e hugo como armador. não aguento mais as firulas não objetivas do ilsinho. não aguento mais o aloísio caindo a toda hora e não fazendo gols.

pena pra dagol, que pode se tornar uma ilha nesse time.

. sem especulações quanto a possível saída do zé?

. se o amoroso do grêmio for o mesmo do são paulo, será uma ótima contratação! o grêmio é muito brigador -- como sempre -- mas um pouco de técnica não faz mal a ninguém.

. se dodô ficar, acho que bota chega -- assim como acho que palmeiras chega. se dodô sair...aí não dá pro zé roberto fazer todos os gols...

. meu deus, como o renato tá jogando super bem no flamengo!!!!!!! o flamengo tem a capacidade de tornar medianos, craques, como o renato e o obina, "que é melhor que o et'o"..rsrs

Vila do Esporte disse...

Com dois bons jogadores para cada posição, o São Paulo tem a obrigação moral de disputaro Brasileirão com unhas e dentes.

Apesar do Muricy, time o São Paulo tem.

E sim, eu, que odeio cornetagem, já começo a rever meus conceitos!