quarta-feira, maio 09, 2007

O que esperar do Brasileirão? [Parte II]

Dante Baptista

Sem delongas, o segundo bloco de equipes que disputam o Brasileirão.

Os que lutam
São aqueles que, em tese, estariam na faixa que briga pela vaga na Sulamericana. Tem times competitivos, que precisam de ajustes. Se melhorarem, podem aspirar a objetivos maiores, mas se não tomarem cuidado, podem ficar em situação desconfortável.

Internacional - Depois do título mundial em Yokohama e do vice no último Brasileirão, tudo levaria a crer que o Inter formaria uma equipe para ganhar tudo o que aparecesse. Mas não foi o que aconteceu. O planejamento errado da diretoria e a falta de contratações levaram o time à eliminação da Libertadores ainda na primeira fase. A não-classificação pra as semi-finais do Gauchão estremeceu o time. Abel Braga saiu e Alexandre Gallo, campeão com o Sport, foi contratado. Se souber arrumar a casa e ganhar bons reforços, terá um time bem competitivo.
Quem pode decidir: Fernandão, Alexandre Pato (foto), Iarley.

Palmeiras - Desde 1999 sem ganhar um título de expressão, a pressão no Parque Antártica é cada vez maior. O Palmeiras monta times razoáveis, mas que não 'dão liga'. A aposta desse ano foi a contratação de Caio Junior, que, mesmo com um bom trabalho, não chegou as semi-finais do Paulista e foi desclassificado da Copa do Brasil. O time ainda precisa melhorar e também de reforços, mas tem dois jogadores que podem desequilibrar, algo raro no futebol brasileiro: Edimundo e Valdívia, além de Marcos e Diego Cavalieri no gol.
Quem pode decidir: Edimundo, Valdívia (foto) , Marcos

Fluminense - Foi o clube que mais contratou no ano, com 18 reforços. Mas, mesmo assim, seu planejamento ainda tem aquele cheiro de Corinthians/MSI: vaidade, falta de comando, imaturidade dos dirigentes e equipes pouco consistentes. O time das Laranjeiras aposta em Renato Gaúcho como técnico (o terceiro no ano) e ainda tem bons valores, como Cícero, Soares e Carlos Alberto, que tem futebol de sobra, se quiser demonstrar. Com paz e tranquilidade para trabalhar, pode ser um bom time.
Quem pode decidir: Carlos Alberto (foto) , Cícero, Alex Dias

Vasco - O time é limitado. Carece de bons laterais e uma dupla de volantes segura. Resolveu um dos principais problemas, que era a camisa 1 e trouxe Silvio Luiz, ex-São Caetano. Romário, Leandro Amaral e André Dias são garantias de gol, isto é, se o Baixinho continuar jogando após o milésimo gol. Mas que o torcedor não espere a mesma campanha do ano passado. É bom ficar alerta, pois o time é mais fraco que o do ano passado. Bem mais...
Quem pode decidir: Romário, Leandro Amaral (foto), Morais

Atlético-PR - Tem uma boa dupla de atacantes e uma base que se conhece. Se acontecer a famosa química, é um time bem perigoso. Falta plantel de qualidade, mas não falta raça e vontade. Ainda precisa de bons reforços, mas a manutenção do ataque com Denis Marques e Alex Mineiro já ajuda a compor uma equipe forte.
Quem pode decidir: Alex Mineiro, Denis Marques (foto), Alan Bahia

Altéico-MG - O atual campeão mineiro subiu com a força da torcida e a garra do time. Ainda é carente, mas já mostrou o que pode fazer. Deve contratar Geninho para o lugar de Levir Culpi. Trouxe o bom Danilinho, tem Vanderlei e Eder Luiz no ataque. Coelho foi um bom reforço para a lateral direita. Deve fazer um campeonato sem grandes pretensões.
Quem pode decidir: Danilinho (foto), Coelho e Eder Luiz

Cruzeiro - Desde que ganhou o primeiro Brasileirão por pontos corridos em 2003, o Cruzeiro se especializou em montar bons times e vendê-los para o primeiro que aparecesse na frente, assim que a janela para o mercado europeu se abrisse. Por isso, nunca mais chegou perto de grandes conquistas. O time é bom, tem Araújo, Guilherme e Marcinho, mas ainda falta algo. Perdeu o técnico Autuori logo após a derrota na primeira partida da final, e trouxe Dorival Junior para seu lugar. É esperar para ver.
Quem pode decidir: Araujo, Guilherme, Marcinho (foto)

2 comentários:

Anônimo disse...

Inter: tá me cheirando um time com Alexandre Pato contra o resto. o inter está muito fraco.

Palmeiras: acho que agora vai. bom planejamento, mesmo com falta de peças de ponta. vai.

Flu: não sei como ganhou do atlético na arena...

Vasco: não sei como o vasco foi bem ano passado...

Atlético: não sei como perdeu do flu na arena...Ah, e esse Alan Bahia é o mesmo que foi chutado do Flamengo?

Atlético-MG: Coelho ressurgiu!!!

Cruzeiro: não espero as gloriosas campanhas do ano passado. pega a sulamericana. não dá pra depender só de marcinho e araújo.

PS: o Corinthians tá tão ruim que nem na lista do "O que esperar do Brasileiro II" ele entra. sniff.

Vila do Esporte disse...

Depois de ouvir uma conversa do Andrés Sanches nos seguintes termos, não dá pra confiar.
Aí vai a conversa:

- O Corinthians com esse time fica em 12º, 13º... né?!
- Deus te ouça! Disse Andrés