quarta-feira, maio 23, 2007

A revanche

GloboEsporte.com / UEFA
Os dois astros da final de hoje, Kaká e Gerrard, em foto promocional da UEFA.

Dante Baptista


Para quem acredita na existência dos tais deuses do futebol, o dia de hoje será uma prova cabal. Dois anos depois, Milan e Liverpool disputam a final da UEFA Champions League.

Seria uma simples reedição da final de 2005, não fosse um pequeno detalhe. Naquela ocasião, a equipe italiana vencia por 3 a 0, ainda no primeiro tempo. Mas os rossoneros tiveram um apagão (especialmente Dida, com duas falhas) e os reds empataram.

3 a 3 no tempo normal, e na decisão, brilhou a estrela de Dudek, e o Liverpool levou a melhor. No Mundial, perdeu para o São Paulo.

As escalações são parecidas, os treinadores são os mesmos e as estrelas também. Gerrard é o ponto de equilíbrio dos reds, homem que dá o tom do meio campo e tem excelente bola parada. Kaká, pelo time rossonero, é o fator de desequilíbrio. Em excelente fase, tem 10 gols na competição e é, disparado, o melhor jogador.

O Milan joga com um 4-5-1, recheado de volantes. Os laterais, Oddo e Jankulovski, apoiam pouco. A parte criativa cabe a Kaká e Seedorf armar o time. Como o holandês marca mais, o brasileiro vira o cérebro da equipe. Gillardino ou Inzaghi tem a tarefa de fazer os gols.

Já o Liverpool joga no tradicional 4-4-2 inglês. Uma linha de quatro zagueiros, fixos atrás dop meio campo. O meio campo joga em linha, com quatro jogadores que sabem defender e sair. Gerrard e Zenden (que, no Barça, era tido como melhor que o Rivaldo) armam a equipe e no ataque, a rapidez de Kuyt e os gols de Crouch.

Palpite? Não me atrevo.

Mas que os deuses do futebol deram uma segunda chance ao Milan, isso deram.

Quem leva?

4 comentários:

Anônimo disse...

Vai, eu nunca dou um palpite oficial. Desta vez eu arrisco: Milan!

Só espero que o Kaká corresponda, porque é a única esperança. Considero que o Milan não tem muitas opções, mesmo com o forte poder aquisitivo.

Lucas Francoio disse...

Liverpool.. abaixo o defensionismo italiano! É vergonhoso um time grande como o Milan ter um técnico como o Ancelotti, que coloca zagueiros nas laterais, que privilegia sarrafeiros (para usar a velha linguagem do Elifoot haha) como Ambrosini e Gattuso... vergonhoso também a Itália, que tem bons jogadores, mas não abre mão das táticas ultra-defensivas. Prefere deixar Del Piero no banco para ter Gatuso, Danielle De Rossi e Pirlo juntos no meio.. E o pior? Com a conquista no mundial passado, esse panorama está longe de qualquer prenúncio de mudança!

Vila do Esporte disse...

Não são os dois melhores times da competição. Eu apostava em Manchesteer e Chelsea, mas o peso das camisas de Liverpool e Milan falaram mais alto.

Acredito que, dessa vez, o Milan não vai deixar a chance passar. Até por tudo que viveu nessa temporada, seria a coroação perfeita de um time que foi obrigado a se reconstruir.

E, sim, concordo. O Milan tem um elenco limitado e irritantemente ofensivo, mas tem um fator chamado Kaká para decidir. Isso deve fazer a diferença.

Vila do Esporte disse...

Em tempo: MILAN CAMPEÃO!!