segunda-feira, abril 30, 2007

O Azulão voltou

Dante Baptista

Sim, e como voltou. Pode até perder o título paulista para o Santos, mas já entra para a história, com o perdão do clichê.

Para quem achava surpresa a vitória por 4 a 1 diante do São Paulo, em pleno Morumbi, o time de Dorival Junior conseguiu mais um feito daqueles dignos de São Caetano.

2 a 0 contra o poderoso Santos, de Luxa e Zé Roberto. Aliás, Santos esse que não marcou gols na fase decisiva do Paulistão.

Mas o assunto é o São Caetano, que soube se impor e jogou bem, numa partida equilibrada. Fez o primeiro gol num lance polêmico e o segundo numa patetada de Fábio Costa. Um dos pênaltis mais imbecis de todos os tempos.

Fábio Costa, que poucos minutos antes, operou um milagre. Mas já diz o ditado, 'juiz e goleiro só se elogia depois do jogo'.

Agora, o Azulão - que não joga pela Libertadores - pode perder por 1 a 0 no próximo jogo e será campeão Paulista.

E a velha fórmula de montar um time guerreiro, faminto e pegador deu certo. E revela bons jogdores, como o goleiro Luiz, Douglas e Luiz Henrique. Somália e Triguinho já são conhecidos.

* * *

* Flamengo e Botafogo fizeram um jogo de muitos gols e um golaço, que não foi de Dodô. Julio Cesar fazia excelente partida, mas foi expulso em um lance bobo. Gol do Flá. Max fez uma lambança e cedeu o empate.

* Julio Cesar foi expulso e Fábio Costa não. E os lances eram idênticos. Taí um exemplo da falta de critério da arbitragem brasileira.

* Cruzeiro é goleado, Autuori pede demissão. E o Galo está com 8 dedos na taça. Mas o que eu ainda não entendi foi o que passou na cabeça do Fábio para ficar de costas para o jogo. Vi e revi a jogada, e ainda não entendi.

* E para completar o dia de patacoadas dos goleiros, André tentou sair de cabeça para cortar um lançamento e não achou nada. Gol do Grêmio.

* Dia 26 foi o 'Dia do Goleiro'. Dia 29, não!

sexta-feira, abril 27, 2007

Meu Deus!

Dante Baptista

Jean, Eduardo Ratinho, Marinho, Betão e Carlão; Marcelo Mattos, Magrão, Rosinei e Everton; Arce e Wílson.

E alguém quer dizer que a culpa pela derrota por 2 a 0, em pleno Pacaembu, com 28 mil corinthianos é do Carpeggiani?

Jean falhou clamorosamente no primeiro gol do Náutico, Eduardo Ratinho marcou mal, muito mal... Everton, o meia esquerda escalado pelo treinador, é lateral e tem 17 anos. Por que não Lulinha?

No segundo gol, a zaga corinthiana se confundiu e deixou o ataque do Náutico livre para marcar. Detalhe, os dois gols foram ainda no primeiro tempo.

A Fiel invadiu, xingou, protestou, quis entrar nos vestiários, mas em vão. O mais impressionante é que os torcedores chegaram aos vestiários e ficaram a 2 metros da porta! E como disse André Kfouri, estavam por perto quando os jogadores saíram.

Esse é o Corinthians, que não consegue acertar com o atacante Finazzi, que considerou a proposta corinthiana baixa. Nem mesmo com Everton, do Bragantino.

quinta-feira, abril 26, 2007

Susto no Morumbi

Dante Baptista

Se Galvão Bueno estivesse narrando a partida, teria dito algumas vezes "Haja coração, amigo!", "Que sufoco!" e "O jogo está dramático!!!".

E teria dito com razão. Diante do Audax Italiano, o São Paulo quase transformou uma partida tranquila em um pesadelo com o empate em 2 a 2.

Que fique bem claro: o Audax é fraco, bem fraco. Joga como boa parte dos times chilenos: corre pouco, marca pouco e carece de jogadores de qualidade. Ontem mesmo, só tinha o atacante Moya.

Por isso mesmo, quando o São Paulo fez o primeiro gol, logo no início do jogo, com Richarlysson, o sinal era de goleada.

Aloísio era o melhor em campo e deixava os companheiros na cara do gol. Mas o pecado nas finalizações persistia. Porém, o São Paulo parecia jogar em câmera lenta. O meio campo não criava, nem se movimentava. Restava aos zagueiros o chutão para o ataque, confiando em Aloísio.

Por isso mesmo, a sensação de que algo de ruim poderia acontecer era latente. E aconteceu.

Depois de jogada estranha, Moya recebeu a bola e cruzou para a área. De Santo empatou. E o São Paulo tremeu.

Souza, que não conseguia acertar um mísero cruzamento, cruzou baixo e Aloísio - o melhor em campo - desempatou.

Mas nem isso tirava a sensação de que algo ruim poderia acontecer. E aconteceu de novo. Em jogada irregular, o Audax empatou novamente. Logo depois, um escanteio para os chilenos. E a classificação tranquila, em primeiro lugar do grupo, poderia virar uma eliminação precoce.

Muricy tardou para mexer na equipe. Manteve Junior, que fez péssima partida (mais sobre ele nas notas do blogueiro), sacou Hugo e colocou Jorge Wagner, um sopro de lucidez no meio.

E a pane de sábado passado pairou de novo sobre sua cabeça. Sacou Aloísio, que disse ter pedido para sair, e colocou Marcel. O São Paulo quase desempatou em cobrança de falta de Rogério, que o estranho Peric defendeu bem.

Com o empate, o Tricolor fica com a segunda colocação no grupo, atrás do Necaxa. Pega o Grêmio, de Tuta e Amoroso no ataque, e a segunda partida será no Olímpico.

* * *

* Junior pediu, reclamou, plantou noticias de uma eventual transferência, tudo para ser titular do time. Teve e vaga e decepciounou. Não correu, não apoiou, não criou, não auxiliou nas jogadas de ataque... nada.

* Ia começar a criticar o Souza agora, por conta dos vários erros de cruzamento. Mas lembrei de algo mais complicado. Quando um jornalista critica, elogia, volta a criticar, criticar, depois elogia e critica novamente, é sinal de que o jogador está irregular, em má fase. Souza não lembra, com a 10, nem de longe o mesmo Souza de 2006, que usava a 21. Lembra o Souza de 2003, preguiçoso e inoperante, que usava a 10.

* Lenadro se movimenta, procura tabelas, corre, ajuda na marcação, mas está longe demais do gol. É mais um meia, queq se confunde com Souza, não um atacante. Dagoberto, se voltar bem, entra na vaga de um dos dois.

* Casagrande analisou bem ontem: falta um jogador de criatividade no São Paulo. Hugo é bom, tem habilidade, mas não cria. Souza poderia criar mais, mas está mal. Richarlysson é volante e falta habilidade para isso. Muricy precisa arrumar soluções.

quarta-feira, abril 25, 2007

Chelsea vence mais uma

Heitor Augusto, especial para o Vila do Esporte


Os porquês de Roman Abramovich ter investido mais de 160 milhões de euros desde que assumiu o Chelsea foram justificados novamente. Os blues venceram em casa o Liverpool por 1 a 0, gol de Joe Cole – contratado em 2004 junto ao West Ham. As qualidades individuais foram o fator-chave.

A balança pendeu para o elenco de maior técnica. No 1° tempo, só deu o time da casa. Na etapa complementar, os visitantes dominaram. A diferença foi nas chances de gols criadas. O Chelsea teve seis oportunidades de abrir o marcador. Já o Liverpool, na segunda etapa, apenas três.

Um tipo de jogada foi decisivo: lançamentos de Ashley Cole para área e Drogba sempre escorando para quem viesse de trás. Assim foi aos 7 e aos 17 minutos do 1° tempo e aos 35 do segundo.

O gol, porém, veio de outra característica recorrente do jogo: os erros de passe do Liverpool. Aos 29, passe errado para Kuyt. Ricardo Carvalho saiu bem e, da sua intermediária, passou rasteiro para Drogba. O marfinense apostou corrida com Agger. Esperto, cortou o zagueiro, e mandou pro meio da área. Joe Cole marcou o seu primeiro gol na Liga.

O Liverpool presenteou o adversário com três passes errados que quase se tornaram gols no primeiro tempo. Reflexo do jogo imposto pelo Chelsea, que deu o campo para os visitantes. O Liverpool mostrou não ter qualidade para trabalhar a bola por muito tempo.

Pressão ineficiente

Na 2ª etapa, o quadro inverteu. Foi o Liverpool que pressionou com maior intensidade. Mas não transformou o volume de jogo em chances reais de gol. Errou menos passes, mas abusou das bolas altas – sem sucesso.

Teve boas chances no primeiro minuto de jogo; aos 4 com cabeçada de Kuyt; aos 8, com uma canhota de Gerrard, bem defendida por Peter Cech. E foi só. Nenhuma outra possibilidade clara de abrir o placar.

Para o Chelsea, tudo bem. Afinal, ganhava em casa sem sofrer gols. Recuou e tentou sair no contra-ataque – sempre procurando Drogba, já que Joe Cole foi bem marcado e Lampard não esteve inspirado.

Os blues chutaram em gol pela primeira vez apenas aos 30, tentativa de Drogba. Assustaram pela última vez aos 35, ao estilo Chelsea: A. Cole para Drogba. Drogba passou para quem vinha. Lampard pegou de sem-pulo, mas parou nas mãos de Reina.

Mais confortável que 2005

A vitória dá tranqüilidade para o Chelsea, que tem a vantagem do empate. Bem diferente de 2005, quando enfrentou o Liverpool pela mesma competição. Empatou sem gols na partida de ida. Na volta, perdeu pelo placar mínimo. Gol irregular de Luis Garcia.

Os blues contam ainda com o retorno de Essien, que recebeu o terceiro amarelo contra o Valência. Bom reforço. Afinal, Paulo Ferreira conseguiu levar um baile até mesmo do veterano Zenden.

O Liverpool vai precisar, mais do que nunca, de Gerrard. O camisa 8 fez uma apresentação discreta hoje. É o jogador mais técnico do elenco. Bellamy, que foi decisivo nas oitavas contra o Barcelona, também precisa fazer mais. Contra o Chelsea apareceu duas vezes, quando o bandeirinha anotou posição de impedimento do atacante.

Mais uma lenda do futebol

Dante Baptista

Antes de Ronaldinho Gaúcho, Beckham e Ronaldo ganharem milhões em campanhas publicitárias, com comerciais bem produzidos, as marcas de material esportivo tinham suas ações de marketing.

Tudo bem, não eram tão grandiosas como hoje, mas já existiam.

Em 1970, a Puma assinou um contrato com Pelé, para que ele usasse as chuteiras da marca alemã durante a Copa do Mundo. O valor do contrato soa como 'dinheiro de pinga', perto dos valores hoje tratados. (Em tempo: US$ 100 mil por 4 anos de contrato, fora 25 mil só pela Copa de 70)

O comercial também não teria produção alguma, era simples de fazer. Mas é bem melhor do que qualquer coisa já feita até hoje.

Foi assim: Brasil e Peru prontos para o confronto. O juiz olha para cada um dos lados antes de apitar a saída. Checa se está tudo ok...

Neste momento, Pelé aponta para o árbitro e pede que espere. Suas chuteiras não estavam amarradas. O mundo, ansioso pela partida, espera 30 segundos e se volta para o craque, que amarra compenetrado o par de chuteiras.

Todas as câmeras do mundo se concentram nos pés de Pelé, que termina de amarrá-las, levanta e sinaliza para o juiz. O jogo pode começar.

E sabe qual foi o detalhe mais curioso de tudo?

Pelé não usava chuteiras Puma. Não conseguiu se adaptar a elas. Mas, para manter seu contrato, disfarçou.

Um dia antes do jogo, junto com o roupeiro da Seleção, pintou sua chuteira (adidas) de preto e recortou o símbolo da Puma das que ganhara. Colou nas adidas e partiu para o jogo.

Um nascimento nada ortodoxo para o marketing associado ao esporte.

(Ainda em tempo: aqui está a reportagem completa que conta a história, que saiu na IstoÉ Dinheiro, no dia 22/02/2006, fonte também da segunda foto)

Golaaaços!!!

Dante Baptista

Dois duelos distintos ontem, em um jogo das semifinais da Champions League.

Manchester e Milan decidiram uma vaga na final, enquanto Kaká e Cristiano Ronaldo disputam o posto de melhor do mundo.

O time italiano, com apenas um atacante - Gillardino - tomou um gol logo no início do jogo numa falha de Dida. Cristiano Ronaldo abriu o placar.

Mas aí começou o show brasileiro: Kaká recebeu ótimo passe de Seedorf, passou por dois marcadores na matada de bola e bateu no canto oposto de Van der Sar, 1 a 1. E não parou por aí.

O brasileiro recebeu um lançamento, dominou de cabeça, chapelou Henize e deu um drible-da-vaca de cabeça no outro zagueiro. Depois, bateu no canto com categoria. Golaço e Milan na frente.

Em tempo: Kaká tem 9 gols na competição. Artilheiro isolado.

Depois, outro show estava pra começar: o de Rooney.

O atacante inglês marcou dois e colocou os Red Devils a um empate da grande final. O último foi aos 45' do segundo tempo.

Manchester 3 a 2 Milan

* * *

Pelo Brasil:

Renato Gaúcho assumiu o comando do Flu até 2008. Está prestigiado pelo trabalho que fez pelo Vasco, mas pega um navio afundado. O Flu tem mania de imitar o planejamento corinthiano. Constrói times repleto de semi-craques que não se entendem em campo. A diretoria sempre coloca a culpa no treinador, que não costuma passar de dois meses nas Laranjeiras. Sorte, Renato!


Abel Braga confirmou a saída do Inter. O treinador tem propostas da França e dos Emirados Árabes. O Colorado procura um treinador e tem Vadão e Alexandre Gallo como preferidos. Faltam 18 dias para o início do Brasileirão. Cuidado, Inter.

terça-feira, abril 24, 2007

Superfinal de uma superliga

Dante Baptista

O blog acompanhou a épica vitória do Rexona/Ades sobre o Finasa/Osasco na final da Superliga feminina de volei. Para quem gosta do esporte - e até para quem não gosta - o jogo foi incrível.

Ver a base da Seleção Brasileira duelando em quadra, comandada por dois incríveis técnicos e num jogo cheio de alternativas foi de encher os olhos. No tie-break, a equipe paulista chegou a abrir 5 a 0 no time de Bernardinho, mas, em lances que só ocorrem no vôlei, a vitória ficou com os cariocas.

Dani Lins, Camila Adão, Regiane, Fabi pelo lado do Rexona, Paula Pequeno, Natália, Arlene e Walesquinha em Osasco mostraram o porquê da hegemonia brasileira.

Apesar de algumas jogadoras estarem fora do país, grande parte delas jogam por aqui, fato que não ocorre com o masculino.

O dia em que Muricy teve uma pane

Dante Baptista

Sábado foi um dia atípico para Muricy Ramalho. Assim como o time do São Paulo, ele também não funcionou.

A escalação de André Dias foi completamente equivocada. Apesar de ser um excelente zagueiro, é mais lento que Alex Silva e Miranda e, além disso, vinha de uma contusão. Só havia jogado contra o Alianza Lima, que quase não o exigiu.

Pior do que escalar um zagueiro nesse contexto é sobrecarregar o meio-campo. Josué ficou sozinho na marcação e Souza foi obrigado a recuar. Além do buraco no meio, o São Paulo ainda perdeu em criatividade.


No segundo gol do Azulão, Muricy tentou consertar o primeiro erro e cometeu outro. Tirou André Dias e colocou Borges, que é atacante, para dar sufoco na defesa.
Mas otime não criava e os laterais não cruzavam. Então, pra quê atacantes?

O resultado? São Caetano 4 a 1.


Agora, a confusão paira sobre sua cabeça. Quer alterar o time, mas isso mostraria que ele admitiu o erro contra o São Caetano.


* * *


Ainda sobre o fim de semana:

* O Santos chega à final do Paulistão com dois empates por 0 a 0 com o Bragantino. O time da Vila caiu de produção, mas é ainda fortíssimo candidato ao título do Paulistão. Mas também pode ser surpreendido.


* Boa parte dos méritos pela classificação são do goleiro Fábio Costa. Está jogando demais, e passa uma vibração única para o time. Merece sim um olhar atento de Dunga.


* Dodô não sabe fazer gol feio. É impressionante como ele só faz golaços. O Botafogo, pode não ter elenco numeroso, mas tem time para dar trabalho no Brasileirão. E sonhar...


* A Estrela Solitária faz a final com o Flamengo, que não tem um time tão bom, mas conta com um elenco mais equilibrado.


* Ainda na temporada de golaços pela Europa, Ronaldo marcou de
peito contra o Caligari e Diego fez o gol que Pelé não fez, antes do meio campo. O camisa 10 do Werder Bremen já é pretendido pelo Real Madrid.

* Internazionale campeã na Itália, Lyon campeão na França. Oito brasileiros levantaram taças neste fim de semana. Julio Cesar, Maicon, Maxwell e Adriano, pela Inter e Cris, Caçapa, Juninho e Fred no time francês.

sexta-feira, abril 20, 2007

Semana em pílulas

Dante Baptista

Como o blogueiro em questão passou a semana de molho, aí vai só um resumo do que aconteceu durante a semana:

* O São Paulo encarou o Alianza Lima no Peru e venceu por 1 a 0. Sem percalços, jogando para o gasto. Souza jogou bem, Borges mostrou estrela e a defesa esteve segura.

* Santos e Flamengo se garantiram como as duas melhores campanhas na primeira fase da Libertadores. O Paraná ruma à classificação também. O Grêmio tem futuro incerto.

* Já o Inter venceu, mas está eliminado. Pois é, o atual campeão da América e do Mundo não conseguiu a classificação. Não se reforçou, acreditou que o time limitado e raçudo venceria sempre. Resta tentar mudar o planejamento para o Brasileirão. O próximo post abordará o assunto

* Para os extraterrestres de plantão, aqui está o golaço de Leo Messi contra o Getafe. Comparar com o de Maradona contra a Inglaterra é inevitável, mas perda de tempo. Ambos são fenomenais!

* Carpegianni assumiu o Corinthians e já tem uma reunião com o meia Roger, 'acusado' de indisciplina após o jogo contra o Nautico. Reza a lenda que o técnico cobrará mais empenho do jogador, ou oferecerá a porta da rua como serventia da casa.

* Deus abençoe a TV a cabo. Consegui ver, pela RAI, a primeira derrota da Inter no italiano. 3 a 1 para a Roma. Aliás, quem puder dar uma passada por lá aos domingos, verá um programa esportivo igualzinho ao Terceiro Tempo, da Rede Record.

segunda-feira, abril 16, 2007

Decisões também no Brasil

Dante Baptista

Empate é mau resultado? Depende de quem analisa e de quem joga.

Para São Caetano e Bragantino não foi ruim, nem bom. Ambos precisam vencer os próximos jogos, já que outro empate dá a vaga na final para seus adversários.

Porém, converteram a máxima "em 180 minutos, o melhor sempre leva" em "em 90 minutos, tudo pode acontecer".

Ou seja, é como se o primeiro jogo não tivesse existido.

Para o Santos, foi um resultado normal. Outro empate ou uma vitória pelo placar mínimo dá a vaga ao time da vila. Apesar do jogo na Libertadores, a equipe joga em casa e classificada.

Já o São Paulo pode e não pode comemorar o resultado:

O empate dá tranquilidade para um outro resultado igual no sábado, e uma vitória simples garante o time do Morumbi na final.

Mas o time faz hoje uma viagem cansativa para o Peru num jogo em que precisa vencer o Alianza Lima, resultado que daria tranquilidade para a classificação no torneio continental.

É a hora de Muicy saber usar o elenco, para que o desgaste não atrapalhe seus objetivos.

* * *

* A mesma situação descrita acima vale parao Botafogo. Tem mais time que a Cabofriense, joga por um empate ou vitória simples, mas em 90 minutos...

* Um golaço de Kaká, outro de Ronaldo. E o fenômeno parece voltar à velha forma. Não fez um bom primeiro tempo, mas foi ótimo após o intervalo. Pedaladas, entradas na área e uma bomba de fora da área.

* O Corinthians anuncia hoje a contratação de Paulo Cesar Carpeggiani como seu mais novo técnico. Se tiver paz e tranquilidade para trabalhar, o que é bem difícil, pode ter bons resultados. Mas que a diretoria não se engane. O time precisa urgenntemente de reforços.

domingo, abril 15, 2007

No alto do pódio

Fábio Sanches

Você guiou como um campeão! Estas foram as palavras de Jean Todt, chefe da Ferrari, em italiano puro, para Felipe Massa após sua vitória no Bahrein.

Massa liderou de ponta a ponta, indiscutível. Só não esteve em primeiro lugar quando parou nos boxes.

O início da temporada 2007 da Fórmula 1 é o mais competitivo em anos. Alonso, Hamilton e Haikkonnen estão empatados com 22 pontos e Massa se aproxima com 17. Heidfeld tem 15.

A nova geração promete trazer de volta os bons tempos do campeonato mais conhecido do automobilismo.

sexta-feira, abril 13, 2007

Causos do Evaristo

Dante Baptista

Evaristo de Macedo é uma daquelas lendas-vivas do futebol. Sem dúvidas, um dos melhores jogadores de todos os tempos. Craque no Flamengo, Real Madrid e Barcelona.

Como técnico,foi campeão Brasileiro pelo Bahia em 1988, no time que tinha Bobô. Dirigiu também o Corinthians, em 99, antes da chegada de Oswaldo de Oliveira.


Seu jeito divertido e sua experiência no futebol rendem histórias engraçadíssimas. Com o devido agradecimento ao Vampeta, interlocutor desses 'causos', aí vão algumas as melhores do Evaristo.

* * *
Preleição


Corinthians e Matonense jogariam em Matão, pelo Paulistão de 99.

Antes do jogo, Evaristopega o quadro negro, distribui a equipe de Matão pelo campo e pergunta aos seus jogadores:


- Quem daí vocês conhecem?

Os jogadores olham e lembram: - Ah, o Baiano.. só! (nota do blog: Baiano, ex jogador do Palmeiras, Boca Juniors e Santos).

Evaristo então diz: - Se vocês que jogam, não conhecem ninguém, que dirá eu que sou técnico! Vai lá e joga!

* * *


Goleada em Matão

3 a 0 para a Matonense e Evaristo não se conforma. Começa a xingar todo mundo:

- Esse colombiano preguiçoso de m***!!! E o nosso meia esquerda que não entra na área?! Pé-de-anjo... Pé-de-anjo é o c***!!! E aquele neguinho folgado no ataque, que não toca uma bola?!

O banco de reservas, rindo dos xingamentos, ainda leva uma bronca:

- Não sei do quê vocês tão rindo. Se estão aui [no banco] é porque são piores que eles!

Mercenários

Gamarra e Rincón assinaram o contrato em dólares. Com o aumento repentino da cotação, ficou um impasse entre diretoria e jogadores. (Nota do blog: em 99, com a crise cambial, o dolar, que era cotado a R$ 1,00 dobrou de preço)

Eles queriam receber pelo dólar do dia e a diretoria - leia-se Hicks Muse - queria pagar pela cotação da data de assinatura do contrato.

Com o imbróglio todo, os salários atrasaram e os jogadores procuraram o treinador. Rincón começa, com seu sotaque típico:


- Olha só, Evaristo: os caras están querendo pagar pelo dia do contrato mas a gente tem que receber pelo dólar do dia. Aí no pode, no vamos jugar. Você entende, né?!


- Claro que entendo. Diz o treinador.


Os jogadores vão embora e nem são relacionados para a partida.

Evaristo vira para o restante dos jogadores e diz:
- Tão vendo? Esse bando de gringos mercenários de m*** vem para o Brasil prá f*** com o nosso trabalho! - Alguém no elenco, rindo, comenta: É um traíra do c*** mesmo...

Você não é estrela!

É de conhecimento geral que o elenco do Corinthians não se dava bem. Como dirzia o próprio Vampeta, "o importante era ganhar o jogo".

Numa dessas brigas, dentro do vestiário, Marcelinho e Rincon começam a discutir e quase partem para as vias de fato.


Nei, goleiro daquele time, tenta apartar a briga e é contido por Evaristo:


- Nei, eles são estrelas, eles que se entendam. Você não é estrela, fica aí na sua e deixa os caras.

quinta-feira, abril 12, 2007

Quase!

Dante Baptista

O Bragantino quase perdeu a vaga nas semifinais do Paulistão. Até os 30 minutos da segunda etapa, 0 a 0 em Bragança.

Até então, o Palmeiras estaria classificado. Fez 3 a 0 no São Bento, até que... Luiz Henrique abriu o placar em Bragança. A quase classificação palmeirense virou frustração.

Mas nenhum 'quase' foi igual ao de Romário. No jogão entre Vasco e Botafogo, a bola, que o procurou 999 vezes, ontem se esquivou.

Jorge Luiz recebeu pela direita, fez bela jogada, olhou para Romário e cruzou, por cima do goleiro... Romário saltou, tentou o peixinho e.... a bola entrou, 1cm acima da cabeça de Romário. Um legítimo quase.

Agora, o Baixinho terá de esperar um mês para realizar o sonho do milésimo gol. Nós também.

* * *

Notas do blogueiro:

* O Botafogo é o melhor time do Rio e, este ano, parece competitivo e com potencial pra sonhar no Brasileirão. Não digo sonhar com título, mas sonhar com uma vaga em alguma competição sulamericana.

* Pela segunda vez, o Vasco disputa uma vaga nos pênaltis. E perdu as duas pelo mesmo placar.

* Falando em pênaltis, uma ode à desorganização. Vinte minutos para começar as cobranças. Dezenas de repórteres cercavam Romário e a arbitragem nada fez.

* Blog analisa, não palpita. E quando palpita, erra. O Milan venceu o Bayern por 2 a 0 na Alemanha e está nas semifinais da Champions League, calando o blog. Valeu o peso da camisa.

* Pela outra partida, Liverpol 1 a 0 PSV. Previsível.

quarta-feira, abril 11, 2007

Decisões no Velho Continente

Dante Baptista

O Manchester aplicou uma sonora goleada sobre a Roma, 7 a 1. Um show de Cristiano Ronaldo e Ryan Giggs, com gols, assistências e ótimas jogadas.

A equipe inglesa segue como favorita ao título, assim como no campeonato inglês. Cristiano Ronaldo é, nesta temporada, o melhor jogador do mundo.

O adversário dos 'Diabos Vermelhos' sairá do confronto entre o Milan,
do artilheiro Kaká, e o Bayern de Munique, de Oliver Kahn, Shweinzteiger, Podolsky e cia. O time de Milão vaciliu na primeira partida e cedeu o empate aos alemães.

Agora, Carlo Ancelotti será obrigado a sair da tradicional retranca para vencer em pleno Alianz Arena.


Palpite? Bayern 2 a 1.

Pela outra chave, o pragmático Chelsea
venceu o Valência por 2 a 1 e está classificado. O eterno Morientes abriu o placar para os espanhóis; Shevchenko e Esseim deram a vitória para os ingleses.

Liverpool e PSV decidem quem encara os milionários ingleses na semifinal. Como no primeiro jogo já foi 3 a 0 para o time de Gerrard e cia, apostar em sua classificação não é difícil.

Domínio inglês

Pego carona na análise do
Lédio Carmona e palpito que o título da Champions ficará na terra da Rainha.

Os quatro melhores times ingleses estão entre os melhores do mundo, e o Arsenal só não chegou mais longe porque sentiu falta do seu artilheiro e referência, Henry.


Palpite para a final? como o Lédio, Chelsea e Manchester.

Vitória dos 'Red Devils'.

segunda-feira, abril 09, 2007

A lágrima do Animal

Fábio Sanches

Os animais também choram. E, neste caso, o motivo da lágrima derramada por Edmundo foi fruto de uma decpação causada por suas próprias atuações nos últimos dois jogos.

Contra o Ipatinga, a tragédia. Se ele marcasse o último pênalti da seqüência, o Palmeiras estaria classificado.
Já frente ao Guaratinguetá, o desempenho do Animal ficou abaixo do esperado.

Então, no final do segundo jogo citado, Edmundo desabafou: "Gostaria de ficar por mais tempo, mas deu vontade de voltar para casa, aproveitar a vida”.


Ele revelou que fou procurado pelo time americano New York Red Bulls e o Palmeiras liberaria o jogador sem grandes dificuldades, caso a oferta fosse boa.


Foi ai que Edmundo chorou. Percebeu que, não só a torcida como o clube têm memória curta e que, se ontem ele era ídolo e salvador, hoje pode ser uma cruz para a nação alviverde.

Fim de semana em notas

Dante Baptista

* Não vi o jogo do Santos. Mas 4 a 1 no Noroeste, em Bauru, é tarefa para quem sabe. E credencia o Santos como favorito ao título. Sem os 'principais jogadores', a equipe continua com o mesmo ritmo forte de jogo. Com o resultado, o time de Vanderlei Luxemburgo garantiu a liderança da primeira fase do Paulistão e enfrentará provavelmente o Bragantino, time que o técnico levou ao seu primeiro título paulista, em 1990.

* O São Paulo mostrou muita força ontem também. 5 a 0, fora o baile, no Grêmio Barueri. O segundo tempo foi um treino de dois toques, como comprovam o terceiro, quarto e quinto gols. Depois das duas derrotas, o bom futebol volta ao Morumbi. Muricy Ramalho vai enfrentar o São Caetano, nada abatido com o rebaixamento no Paulistão. Ele que conduziu a equipe do ABC ao seu primeiro título paulista.

* Já o Palmeiras não depende mais de suas próprias forças. O empate com o Guaratinguetá em 2 a 2, em pleno Palestra Itália, com dois jogadores a mais e depois de estar perdendo por 2 a 0 (ufa!), faz o torcedor palmeirense acreditar em milagres. Edimundo, que não gosta de perder, chorou, pensou em aposentadoria e reclamou. A atuação da arbitragem é bem questionável.

* Por falar em reclamação, Romário falou bastante antes dos jogo do Vasco contra a Cabofriense. Os alvos foram Leandro Amaral e Renato Gaúcho, que reclamaram da situação do milésimo gol. Porém, mesmo sem o Baixinho em campo, o Vasco perdeu por 2 a 0. A vaga está garantida e o adversário será o... Botafogo!

* Corinthians e Fluminense venceram. E isso já é bom demais para eles.

* Pela Europa: um golaço e uma assistência de Ronaldo, um gol de Robinho. Milan e Real Madrid venceram e respiram. O clube rossonero ainda tem chances de se classificar para a Champions League 07/08 e os merengues ainda sonham com o Espanhol

* E continuando a seção: 'Futebol tem dessas coisas...', assisti Sporting x Braga, pelo Campeonato Português: o 'violento' (foi um eufemismo) Nem, ex-São Paulo, é o zagueiro do Braga. Bateu até na própria sombra! Em um lance com o argentino Romagnoli, se estranhou, trocou cabeçadas e nem levou cartão.

domingo, abril 08, 2007

Histórias do Baixinho

Dante Baptista

Não é hoje o dia que Romário marcará o milésimo gol na carreira. O atacante vai descansar o corpo e, principalmente a cabeça, enquanto o Vasco joga contra a Cabofriense (*nota do blog: neste exato momento, Cabofriense 2 a o!!). O Vila do Esporte aproveita para contar duas histórias do Baixinho, que rendem boas gargalhadas e mostram o seu temperamento. As histórias foram contadas pelo, não menos figura, Vampeta, no Estádio 97.

Reunião no Barça

Acaba a Copa de 94 e Romário ficou dois meses de férias no Rio. Fez comercial, descansou, jogou futvôlei, tomou água de côco... tudo que dava. O craque voltou para Barcelona a apenas uma semana do início da temporada.

Seus companheiros ficaram putos com a atitude, e foram cobrá-lo.
Pediram ao então técnico, Johann Cruyff, para fazer uma reunião com o Baixinho.

Antes disso, ele mesmo foi falar com Romário:
olha, os jogadores estão bravos com você, porque você ficou mais tempo de férias. Mas por mim, ficaria mais tempo ainda. Eu tô com você, mas vai lá e ouve o que eles têm para dizer.

Começa a reunião e todo mundo cobrando o Baixinho, principalmente Ronald Koeman, um dos líderes da equipe. Cruyff dizia:
gente, precisa mesmo dessa reunião? E todos diziam que sim.

Romário ouve e responde: Koeman, fica quetinho porque você nem me viu no jogo contra vocês. Deitei naquela zaga inteira, nem me viram. Stoichkov, eu achei que você era parceiro, mas agora está do outro lado! E sorte sua que seu time não pegou o meu. Laudrup, a Dinamarca nem se classificou para a Copa, tá falando o quê? E vocês, seus espanhóis de m..., deveriam estar me aplaudindo, porque eu conquistei o tetra e vocês caíram na primeira fase!

Romário sai da sala e Cruyff, ironicamente fala:
eu disse que era melhor não ter reunião...

***
Demitido no Valência

Depois da Copa, Romário tem uma passagem relâmpago pelo Valência. Em um dos treinos, Luis Aragonês, hoje técnico da Seleção Espanhola, pede ao Baixinho que marque os zagueiros, no qual ele imediatamente responde:
eu fui contratado pra fazer gol, e não marcar zagueiro. Nunca acompanhei zagueiro na vida, não vai ser agora!

Romário não é relacionado e vai reclamar com o presidente:
Pô, o treinador me pediu pra marcar zagueiro, e você me trouxe para marcar gols. Ele nem vai me colocar no jogo!

O presidente se espanta:
Não Baixinho, fica tranquilo. Você vai assistir o jogo na minha casa e depois eu demito o treinador. Ah, e quem ele vai colocar no seu lugar?

- Angulo, diz Romário, em tom de ironia. (nota do blog: Miguel Ángel Angulo joga até hoje no Valência e na Seleção da Espanha)

Começa o jogo, Valência 1x0, gol de Angulo.


2x0, gol de Angulo


3x0, Angulo, mais uma vez.


Acaba o jogo, Romário com cara de poucos amigos e o presidente:
Romário, o treinador estava certo! Quem está fora é você!

quinta-feira, abril 05, 2007

Rápidas da rodada

Dante Baptista

"O certame tem suas escaramuças". Futebol é um esporte que contraria lóigicas, prognósticos e previsões. Já é provado que, no futebol, a expressão "o melhor vence" nem sempre é confiável.

Prova disso é que, no jogo que deveria marcar a festa do milésimo gol de Romário, não houve milésimo e o Vasco ainda perdeu para o Gama, 2 a 1. Time jogando mal, o Baixinho estenuado e uma atuação ridícula de Cássio. Um peru e uma bola defensável.

O Vasco tem um time fraco e extremamente dependente de Leandro Amaral e Romário, fora os lampejos de Morais. Soube se motivar com o milésimo e agora padece por ele.

***

Ontem o São Paulo não foi o Time de Três Cores que disse no post linkado. Foi oTricolor da defesa sólida, do meio campo habilidoso e de bons toques, do guerreiro Aloísio e do rápido Leandro. 3 a 0 no Necaxa, que sequer jogou.

Destaque para Souza, que, no 4-4-2, joga bem mais bola, faz cruzamentos precisos e se preocupa menos com a marcação. Josué, Miranda e Hugo também foram excelentes.

***
Gostar de futebol tem o seu lado ruim. Assisti metade de Flumiense 0 x 1 América-RN. Dizer que o Flu foi mal é redundância; mas pior ainda é dizer que o América não foi bem, mas mereceu a vitória!

Carlos Alberto, já dito craque de futebol, continua igual àquele dispensado do Corinthians: dribles curtos para a direita (previsíveis), cotoveladas, reclamações, muita marra e pouco futebol. Como foi dito no Estádio 97, o camisa 10 do Flu sonha com a Europa no meio do ano. Desse jeito? DIfícil...

***

"Jogo no Fluzão até o meio do ano, com a MSI pagando meus salários, e no meio do ano eu volto pra Europa"
Carlos Alberto, para o colunista e apresentador Benjamin Back

quarta-feira, abril 04, 2007

É hoje!!

Dante Baptista

Dois jogos, muitas emoções.

São Paulo e Necaxa jogam hoje, às 21h45 no Morumbi. Para o Tricolor, é o jogo mais importante do ano, já que uma eventual eliminação precoce na Libertadores seria desastroso para a equipe.

Mas, pensando bem, o Necaxa não demonstrou toda essa qualidade no jogo de ida. Com calma e bom futebol, passar por eles não deve ser tarefa das mais difíceis.

Mas, 400km depois, no Rio de Janeiro, o Vasco encara o Gama pela segunda fase da Copa do Brasil. Um empate (0 a 0 ou 1 a 1) classifica o time cruzmaltino. Jogo teoricamente fácil e pouco importante.

Mas um único detalhe muda toda a anaálise: Romário, com 999 gols (pelas suas contas, como todos fazem questão de frisar) busca hoje aquele que seria o maior evento do futebol brasileiro desde a conquista de 2002, o milésimo gol.

O dia 4 de abril tem tudo para se tornar histórico e todas as atenções estarão concentradas no Baixinho.

A Globo transmite o primeiro jogo e a Band o segundo.

Nunca meu controle remoto vai ser tão usado.

Rapidinha

Dante Baptista

A Unimed, patrocinadora, parceira e mantenedora do Fluminense, vê com bons olhos a contratação de Leão para o clube das Laranjeiras.

A mesma empresa contratou o meia Carlos Alberto como principal estrela do clube em 2007. O jogador foi dispensado do clube após uma briga pública com Emerson Leão no jogo contra o Lanús, pela Sulamericana. Os dois se reencontrariam no Flu, que busca se acertar.

Você entendeu?

Nem eu!

terça-feira, abril 03, 2007

Quem vai ficar com o Corinthians?

Dante Baptista

Emerson Leão não é mais o técnico do Corinthians. Após uma passagem frustrante, problemas de relacionamento com jogadores e dirigentes, dispensa de atletas e uma verdadeira bagunça generalizada no clube, o treinador deixa o comando da equipe. A gota d'água foi o empate em 2 a 2 com o Sertãozinho, em pleno Pacaembu.

Não que Leão seja o maior treinador da história do futebol brasileiro, longe disso. Tem graves defeiros, como o egocentrismo e é de difícil relacionamento e pouco aberto a conversas. Segue a linha 'eu ganhei, nós empatamos e eles perderam'. O elenco é limitado, mas tem qualidades.


Não acredito que fosse time para ganhar o Paulistão, mas deveria se classificar, e não estar eliminado a duas rodadas da primeira fase. Mas a culpa não é só dele.

Mas a pergunta que fica é: quem pegaria o Timão agora? Alguns nomes foram ventilados, como Abel Braga (com alta multa recisória), Renato Gaúcho e Paulo Autuori.

Mas, por que algum desses treinadores sairia dos seus respectivos clubes para dirigir o Corinthians? Renato tem a confiança do elenco e de Eurico Miranda; Autuori acabou de chegar no Cruzeiro - que tem ótima estrutura - e lidera o Campeonato Mineiro. Abel Braga acabou de faturar o Mundial de Clubes com o Inter.

Ou seja, o Corinthians preferiu não ter técnico a ter um técnico que não dava resultado?


Tem lógica?

Não, é o Corinthians.

segunda-feira, abril 02, 2007

Sobre o fim de semana esportivo

Dante Baptista

Aquela velha máxima. Clássico se decide nos detalhes. Foi assim que o São Paulo venceu o Palmeiras por 3 a 1, no Morumbi e garantiu a classificação para as semi-finais do Paulistão 2007.

Como já foi dito e repetido por aí, prevaleceu o melhor elenco e preparo físico são-paulino. Se Lenílson — novamente — não foi bem, os outros reservas (de titulares, só Rogério, Alex Silva e Miranda) jogaram e convenceram, tanto que nem pareciam reservas.

Richarlyson foi o melhor jogador em campo. Atuação segura, bons desarmes e dribles, o dono do meio campo. Ainda foi premiado com um golaço, daqueles chutes raros. Hernanes foi um verdadeiro ‘carrapato’ na marcação e ainda saiu jogando com qualidade. Breno, fora o pênalti duvidoso, teve ótima atuação. Jorge Wagner ainda pode render mais, mas já mostrou qualidade.

Por falar em duvidoso, a atuação de Wilson Luiz Seneme foi bem contestada pelos palmeirenses. Deu pênalti num carrinho de Breno, na bola, em que Osmar se jogou. Depois, viu apenas o empurrão de Dininho em Alex Silva (pois estava acompanhando a bola quando o zagueiro são-paulino empurrou o palmeirense) e marcou a penalidade. No lance do golaço de Richarlyson, há um choque discuível entre Breno e William.

Porém, nada disso esconde que, neste mesmo lance, o meia são-paulino avançou quase 40 metros com a bola sem ser sequer incomodado pela defesa palmeirense.

***

Notas do blogueiro

* O milésimo gol de Romário ficará para, provavelmente, a próxima quinta. Ansioso, o Baixinho não marcou e ainda viu o Botafogo, absoluto, vencer por 2 a 0. Não vi o jogo, mas pelo que soube, foi um passeio botafoguense, que Cássio impediu que se transformasse em goleada.

* Como disse Juca Kfouri, “o Sertãozinho, melhor time da região de Ribeirão Preto, perdeu agora há pouco uma ótima chance de ter uma folga na zona de rebaixamento. Apenas empatou 2 a 2 com o Corinthians, que periga não ser nem o melhor time da zona leste paulistana.”

* Por falar em time em crise, o Fluminense conseguiu a proeza de perder para o Americano de Campos, por 1 a 0. O blogueiro não tem o que comentar.

* Rogério Ceni: 70 gols na carreira, 7 no Palmeiras.

* “Santos, sempre Santos”. Venceu mais uma e freou a reação da Ponte Preta. Carrega quatro pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o São Paulo

* O Sport Recife faturou os dois turnos do campeonato pernambucano. Se souber se reforçar, pode dar trabalho no Brasileirão.

* Pela Europa: uma jogada sensacional de Ronaldinho Gaúcho (chapéu de chilena em Collocini e um passe em elevação para Messi, que concluiu em grande estilo, Barça 1 a 0 La Coruña. Peter Crouch marcou três vezes na goleada do Liverpool sobre o Arsenal. O terceiro foi de quem sabe de bola.

* Quando a fase é boa... Maxwell fez um golaço no jogo entre Inter e Parma e Adriano fez linda jogada para o gol de Crespo. O scudetto já está na mão da equipe nerazzure.