domingo, abril 08, 2007

Histórias do Baixinho

Dante Baptista

Não é hoje o dia que Romário marcará o milésimo gol na carreira. O atacante vai descansar o corpo e, principalmente a cabeça, enquanto o Vasco joga contra a Cabofriense (*nota do blog: neste exato momento, Cabofriense 2 a o!!). O Vila do Esporte aproveita para contar duas histórias do Baixinho, que rendem boas gargalhadas e mostram o seu temperamento. As histórias foram contadas pelo, não menos figura, Vampeta, no Estádio 97.

Reunião no Barça

Acaba a Copa de 94 e Romário ficou dois meses de férias no Rio. Fez comercial, descansou, jogou futvôlei, tomou água de côco... tudo que dava. O craque voltou para Barcelona a apenas uma semana do início da temporada.

Seus companheiros ficaram putos com a atitude, e foram cobrá-lo.
Pediram ao então técnico, Johann Cruyff, para fazer uma reunião com o Baixinho.

Antes disso, ele mesmo foi falar com Romário:
olha, os jogadores estão bravos com você, porque você ficou mais tempo de férias. Mas por mim, ficaria mais tempo ainda. Eu tô com você, mas vai lá e ouve o que eles têm para dizer.

Começa a reunião e todo mundo cobrando o Baixinho, principalmente Ronald Koeman, um dos líderes da equipe. Cruyff dizia:
gente, precisa mesmo dessa reunião? E todos diziam que sim.

Romário ouve e responde: Koeman, fica quetinho porque você nem me viu no jogo contra vocês. Deitei naquela zaga inteira, nem me viram. Stoichkov, eu achei que você era parceiro, mas agora está do outro lado! E sorte sua que seu time não pegou o meu. Laudrup, a Dinamarca nem se classificou para a Copa, tá falando o quê? E vocês, seus espanhóis de m..., deveriam estar me aplaudindo, porque eu conquistei o tetra e vocês caíram na primeira fase!

Romário sai da sala e Cruyff, ironicamente fala:
eu disse que era melhor não ter reunião...

***
Demitido no Valência

Depois da Copa, Romário tem uma passagem relâmpago pelo Valência. Em um dos treinos, Luis Aragonês, hoje técnico da Seleção Espanhola, pede ao Baixinho que marque os zagueiros, no qual ele imediatamente responde:
eu fui contratado pra fazer gol, e não marcar zagueiro. Nunca acompanhei zagueiro na vida, não vai ser agora!

Romário não é relacionado e vai reclamar com o presidente:
Pô, o treinador me pediu pra marcar zagueiro, e você me trouxe para marcar gols. Ele nem vai me colocar no jogo!

O presidente se espanta:
Não Baixinho, fica tranquilo. Você vai assistir o jogo na minha casa e depois eu demito o treinador. Ah, e quem ele vai colocar no seu lugar?

- Angulo, diz Romário, em tom de ironia. (nota do blog: Miguel Ángel Angulo joga até hoje no Valência e na Seleção da Espanha)

Começa o jogo, Valência 1x0, gol de Angulo.


2x0, gol de Angulo


3x0, Angulo, mais uma vez.


Acaba o jogo, Romário com cara de poucos amigos e o presidente:
Romário, o treinador estava certo! Quem está fora é você!

2 comentários:

Heitor Augusto disse...

Muitíssimo grato pelas histórias. Geniais!!!

Vila do Esporte disse...

Agradeça ao Vampeta.
Se, no futebol, ele enganou o mesmo tanto que jogou; como contador de histórias ele é sensacional!