segunda-feira, junho 18, 2007

Reconstrução em Barcelona

Dante Baptista

Santiago Bernabeu lotado, primeiro tempo de jogo. 1 a 0 para o Mallorca. Torcida merengue desesperada.

Do outro lado, o Barcelona goleava o Gimnastic por 3 a 0. Naquele momento, o clube catalão levaria o título espanhol.


Mas Van Nistelrooy sentiu uma lesão. Reyes entrou em seu lugar e marcou dois dos três gols da vitória do Real, que se sagrou campeão espanhol, merecidamente. Depois de três anos, muitas mudanças e muita confusão, os galácticos voltam a levantar uma taça.


Mas o Barcelona? O que pode acontecer com um dos melhores times da década?

Depois de ganhar tudo entre 2004 e 2006 (dois espanhóis, uma Copa do Rei e uma Uefa Champions League), o Barça sentiu. Usou de seus principais craques até que eles chegassem à exaustão, tanto que Ronaldinho esteve muito abaixo do que pode render, Eto'o e Messi tiveram sérias contusões, Deco também não rendeu o que podia.


Os insucessos começaram em dezembro, quando o Inter venceu o Mundial de Clubes da Fifa. A perda do título culminou com o declínio no espanhol e as eliminações na Champions e na Copa do Rei. Os jogadores começaram a contestar a si mesmos, o treinador, a política de contratações... tudo. Era claro que faltava união e o grupo rachou.


Ao mesmo tempo, Ronaldinho e Eto'o são alvos constantes de especulações envolvendo Milan, Chelsea e outros grandes clubes.


O que vai acontecer com o Barcelona na próxima temporada?

* * *


Brasileirão em pílulas:


* Mais do que ser líder, o Botafogo merece ocupar a liderança. Venceu fácil, joga fácil e tem ótimas peças de reposição. André Lima, com duas belas jogadas, foi o nome do jogo. Detalhe, ele é reserva. Mais um detalhe: que frango, hein Julio Cesar?

* O São Paulo voltou a vencer, 2 a 0 sem esforços sobre o frágil time do Vasco. Se o São Paulo melhorou, não dá para saber. O time do Vasco é muito ruim e só teve um bom começo de ano por causa do projeto do milésimo gol de Romário. Passado o sonho, a realidade vascaína é péssima.

*
Ainda sobre melhora, não dá para saber se o Santos melhorou. A vitória de 2 a 0 sobre o Juventude é daquelas enganosas. O clube gaúcho tem sorte de estar fora da zona de rebaixamento.

* Ele não vinha tão bem assim, mas sua ausência foi muito notada pelo Corinthians. Sem Willian, o Timão não passou do o a o com o Paraná. Os meias foram Rosinei e o lateral Pedro. Dinelson e Roger estão encostados no clube.

*
O Internacional não venceu, mas voltou a jogar bem. Mesmo sem Fernandão e Pato, o bom Alex deu conta do recado. 2 a 2 com o Flamengo, no Maracanã. Em tempo, o Mengão é o 17° colocado na competição, ou seja, o primeiro entre os rebaixados.

* Os outros três clubes na zona de rebaixamento são, infelizmente, os três nordestinos: América, Sport e Náutico.

*
Sem meio time, o Palmeiras perdeu para o Goiás, 3 a 1. Os três passes para os gols esmeraldinos saíram de Paulo Baier, que saiu renegado do clube.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

Anônimo disse...

tem um negócio no futebol chamado fim de ciclo. chegou o do barça.

vai ter de repensar o time. e sério.

acho que está na hora mesmo de gaúcho e eto'o irem. não é porque estão rendendo pouco nos últimos tempos, mas estou sentindo que precisa-se de uma renovaçãozinha. (óbvio que não dá pra ser com gudjonsen no ataque!)

o real não me põe confiança. o time está se acertando. pode dar algo bem bom no ano que vem.

Anônimo disse...

sem o william, o corinthians é como o palmeiras sem o valdivia.

o el mago é um bom jogador (não é craque) e o william, por enquanto, também é bom jogador.

o time sente. o pedro é um bom LATERAL que aparece bem na frente. mas é lateral que faz papel de homem surpresa. uma das maiores burrices é botar jogador de defesa que chega bem ao ataque como armador!!!!

e dinelson continua fora por conta do que? picuinhas entre diretoria corinthiana?

Vila do Esporte disse...

Hector,

Reza a lenda de que o Carpegiani não foi muito com a cara dela. Ele chegou a dizer, em coletiva, que o Dinelson precisava falar a mesma coisa pra ele e para a imprensa.

Mas, que dava para utilizá-lo, dava.