Dante Baptista
Acompanhar futebol não é uma tarefa fácil. É preciso ler tudo, filtrar as especulações, cornetadas e apurar as notícias para não falar besteira nas conversas de bar. Depois de um tempo, um leitor se cansa de ler sempre as mesmas notícias e enjôa. É aí que entram os blogs, opiniões diferenciadas sobre o esporte.
Lancenet - Duela com o GloboEsporte o título de melhor portal de esportes. Tem melhores jornalistas, mas não tem as melhores matérias. Mesmo assim, a atualização constante ajuda os sedentos por notícias. Assim como o anterior, possui um belo espaço para blogs.
Gazeta Esportiva.net - É a porta de entrada para o mundo esportivo. o site é confuso e as notícias não têm nada de diferente, mas é visível que há um cuidado maior na edição das notas, que têm menos erros de digitação e concordância que os demais concorrentes.
UOL Esporte - Para quem gosta de matérias com títulos difíceis, números, estatísticas; tá aí um prato cheio. É possível também observar uma pequena diferença de estilo entre as matérias do UOL/Folha Online, que cobrem os principais clubes, para as da agência MBPress, que cobre os times periféricos. Vale uma passadinha no Pelé.Net, que perdeu a força que tinha, mas ainda conta com matérias especiais e boas entrevistas.
Terra Esportes - O conteúdo é chupado das agências de notícias e também produzido pela redação, o que não dá uma cara ao portal. Mas garante atualização rápida das principais notícias do meio. Falta um design diferenciado que atraia o leitor, mas tem excelente cobertura do futebol internacional.
Blog do Milton Neves - Se Juca e Milton já duelam na vida real, o antagonismo se reflete também no ciberespaço, pois a página também está no UOL. Para quem gosta do programa Terceiro Tempo, da Record, o blog do apresentador/jornalista/garoto propaganda Milton Neves tem a mesma cara. Pululam expressões como "Apito amigo" e "calando Morsa". Os textos são curtos, o que facilita a leitura.
Blog do PVC - Textos bem curtos, análises táticas e as opiniões do maior jornalista esportivo da nova geração, Paulo Vinicius Coelho. Este já é um excelente motivo para ler a página. É o carro-chefe dos blogs do Lance!.
Blog do Mauro - Mauro Beting é um dos destaques da 'nova geração' de jornalistas esportivos. Notas curtas misturadas com longas crônicas de joogs são a tônica do blog, também do Lance!. Opiniões sobre futebol internacional, que Mauro comenta no Esporte Interativo, também são constantes.
Blog da Marilia Ruiz - Não é tão atualizado quanto o dos outros companheiros de Lance!, mas tem textos bons. Marilia faz a linha da mulher-jornalista-que-manja-de-futebol e às vezes exagera nos chavões.
Blogol – É sediado no iG e mantido por André Kfouri. Me arrisco a dizer que é tão bom quanto o blog do pai, e ainda tem vídeos de alguns lances e posições interessantes. Destaques para a entrevista de sexta, caixa postal (seção em que o blogueiro responde os e-mails dos internautas) e coluna dominical.
Carta Bomba – Blog do ponderado André Rizek, comentarista do SporTV e repórter da Placar. A página, também sediada no iG, é recente, mas tem uma identidade própria e os textos tem linguagem fácil e parágrafos curtos. Para quem não sabe, foi de dele a matéria sobre o escândalo das arbitragens, conhecido hoje como máfia do apito.
Garamblog – Para quem gosta do mix futebol&cultura, é leitura obrigatória. Sidnei Garambone é editor do programa Globo Esporte e sabe misturar bom humor, literatura e futebol em seus comentários.
Poli – Também no GE.com, Gustavo Poli é desconhecido, mas ótimo. Faz textos geniais e tem um ótimo timming de humor, que dá leveza ao blog. Destaque para os balanços da rodadas, as notas, seleção da rodada e ‘selebaba’ (com os piores do fim de semana).
PC Vasconcelos – Não tem a atualização constante dos parceiros globais, mas os textos sempre valem a pena. Discussões mais profundas que a do mainstream e análises de pontos-chave do futebol são a tônica do blog.
Brasil Mundial F.C. - Mantido pela editoria de futebol internacional do GE.com, oferece um panorama de como andam os brazucas europa afora. Os textos são curtos e normalmente não apresenta conclusões, deixam para que o leitor opine. A cada segunda, tem a seleção da rodada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário