terça-feira, fevereiro 06, 2007

Ele é melhor que o Eto'o


Dante Baptista

Calma! A frase não é minha! É apenas um dos gritos da torcida flamenguista para seu principal atacante em 2006 e promessa de gols para a Libertadores 2007. A frase que dá título ao post gerou os Obina’s facts (brincadeira surgida na internet, com frases de exaltação ao atacante, como as frases sobre Chuck Norris).

Misturando bom humor e fanatismo, as frases transformaram Obina no novo ‘fenômeno’ do futebol brasileiro, criando até a expressão ‘Obinamania’. Mas, por que Obina faz tanto sucesso entre os torcedores?

Tecnicamente, Obina é desengonçado, não é tão habilidoso e vive em briga constante com a balança, apesar de ter qualidade. Surgiu no Vitória da Bahia como promessa e passou pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita antes de vestir a camisa 7 do Flamengo. Antes criticado, caiu nas graças da torcida quando marcou gols nos jogos da final da Copa do Brasil, diante do Vasco.

Como todos sabem, para o flamenguista, ganhar do Vasco é um campeonato à parte. Quando a vitória vale o título da Copa do Brasil e a volta à Libertadores, então... Desta forma, a moral com a torcida melhorou seu desempenho, e Obina tem feito belos gols e tido boas participações nos jogos do Flamengo, tanto que barrou o experiente Luizão no comando do ataque da equipe.

Mesmo com a vinda de Souza, artilheiro do Brasileirão pelo Goiás, o ‘Anjo Negro’ (apelido dado pela torcida rubro-negra) segue prestigiado na equipe e principalmente na arquibancada. Souza fez gol na estréia, mas atuou sob os gritos de ‘Obina, Obina!’.

Apesar de limitado, Obina já faz parte do folclore do futebol brasileiro. Assim como Dadá Maravilha, que segundo ele mesmo, “passou tanto tempo fazendo gols que não conseguiu aprender a jogar futebol”, o camisa 7 do Flamengo será um daqueles jogadores que sempre serão lembrados pelo lado folclórico, muito mais do que pelo que faziam com a bola nos pés.

Enquanto isso, vale a pena se divertir com as frases criadas para homenagear ‘o craque’, como uma que surgiu após a vitória sobre o Corinthians, pelo Brasileirão do ano passado. “Obina não merece ser comparado com Eto’o. Depois da partida de ontem, ele tem que ser chamado de ‘Obinaldinho Gaúcho’”, disse um torcedor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dan,

Sensacional!!!!
Roubando a frase de um conhecido, 'vc sabe ser genial qdo qr' rssss

Bem, qto ao Obina certamente o futebol deste nem se assemelha ao do genail Eto'o. Entretanto, realmente é inegável que as grandes lendas do futebol são resultado da empatia torcedor-clube-jogador. Essa tríade existe aí e se consolida a cada jogo.

Eu tive o desprazer (??) de ver um grupo de flamenguistas em pleno reveillon de Ipanema, fazer coro em cantar que "o Obina é melhor que o Etho'o".

Surge uma lenda. Lenda, gente! Neto e o citado Dadá que o diga...


DEBORA