quarta-feira, janeiro 17, 2007

Paulistão diferente

por Dante Baptista

O Paulistão 2006 começa hoje, com oito jogos. A competição, considerada uma das mais difíceis do país, terá novos atrativos para se tornar ainda mais emocionante. Saem os pontos corridos, entram as semi-final e final. Haverá também a disputa para o troféu de 'melhor do interior', que premiará aquele que ficar entre o 5º e o 8º luagr, a exceção de São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos.

A nova fórmula serve para estimular torcedores e televisão, e evitar que um clube fature o título com antecedência - como o São Paulo, em 2005 -. Desta forma, o quarto colocado passa a ter chances iguais de disputa do título com o primeiro lugar no turno único, o que deixa a competição emocionante, porém injusta.

Além disso, algumas atrações prometem movimentar o Paulistão. Freddy Rincon assume o comando do São Bento de Sorocaba, auxiliado por Valdir Joaquim de Moraes. Nas cabines, Marcelinho Carioca será o comentarista da TV Bandeirantes para o torneio (sim, a Band volta a transmitir esporte no Brasil após um longo período).

Mas, o que esperar dos times?

Santos

O atual campeão paulista concentra seu foco na disputa da Libertadores. Perdeu peças, mas trouxe alguns reforços. A zaga terá Luis Alberto e o 'bem' experiente Antonio Carlos, de 37 anos. Rodrigo Souto chega para o meio campo. E só. Ainda faltam jogadores para o ataque e a lateral direita permanece carente. Nos bastidores, apesar da inauguração de um moderno centro de recuperação, o clima não é de paz entre diretoria e treinador, que andaram trocando farpas no final de 2006. O Santos precisa se reforçar para chegar ao bicampeonato, pois o elenco é limitado.

São Paulo

Poucas contratações, mas cirúrgicas. Jadilson, Hugo e Borges chegam para suprir ausências e dar opções ao atual campeão brasileiro. Porém, a saída de Mineiro abre uma lacuna na equipe, difícil de ser preenchida. Souza será deslocado para a função. Apesar de um ótimo passe e muita categoria, terá que driblar menos para ter sucesso na cabeça-de-área. Pelo elenco e o momento que vive, ainda é favorito, mas esse estado só se concretizará se o time se manter competitivo.

Corinthians

Até o fechamento deste texto, Nilmar está confirmado no Corinthians. A maior novela da atual temporada segue sem um fim definitivo e a perda do lateral Gustavo Nery também preocupa o Corinthians. Os reforços foram bem modestos, como o boliviano Arce, Christian e o goleiro Jean, rebaixado pelo Guarani e pela Ponte. Ou seja, o Corinthians contratou um banco de reservas e só com um milagre de Leão para que o torcedor não se lembre de 2004, Grafite, ameaça de rebaixamento...

Palmeiras

Em meio a eleições conturbadas para a presidência do clube, o alvi-verde contratou a revelação entre os técnicos, Caio Junior. Com ele, desembarcaram no Parque Antártica alguns dos bons jogadores na campanha do Paraná em 2006, como Pierre, Edmilson e Cristiano. Martinez e Leandro, do Cruzeiro, também estão por lá. Se a diretoria der tranquilidade para que o treinador faça seu trabalho, o Palmeiras pode ter um ano promissor. Atrapalha a necessidade iminente do clube de ganhar um título, já que a última conquista pela primeira divisão foi na Libertadores de 99.

Surpresas

O Grêmio Barueri, campeão da série C, Noroeste e o próprio São Bento são times novos que podem surpreender. Apesar de fragilizado, o interior paulista sempre revela boas surpresas. É esperar para ver!

Nenhum comentário: