quarta-feira, janeiro 17, 2007

E o Ronaldo rodou...

Ronaldo: desprestigiado?

por Dante Baptista

"Vende-se: atacante, 30 anos, maior artilheiro da história das Copas do Mundo e titular da seleção Brasileira por 12 anos. Tratar com Ramon Caldeirón, em Madri."

O anúncio acima (obviamente fictício) poderia estar em alguns jornais da capital espanhola. Pois é, aos 30 anos, Ronaldo foi descartado pelo técnico Fabio Capello e não faz mais parte dos planos da equipe merengue. Depois de sucessivas contusões e um comportamento classificado como 'inadequado', o Fenômeno será negociado.

E para quem pensa que sobrariam clubes interessados na contratação do Fenômeno, apenas o Al-Ittihad e o Milan demonstraram vontade de tê-lo em suas equipes. Os milhões sauditas, que já seduziram Luis Figo, podem também levar Ronaldo para o Oriente Médio, mas a proposta Rossonera foi classificada como 'irrecusável' por seu empresário.

Ronaldo voltaria a Milão depois de cinco anos para suprir a ausência de um dos maiores artilheiros a história do Milan, Andrii Shevchenko, que foi para o Chelsea. Desde e saída do camisa 7, ambos passam por um mau momento. Ricardo Oliveira, com problemas na família, não se adaptou ao Milan.

Tá aí uma excelente oportunidade para Ronnie. Chegar a um clube como o Milan com a expectativa de ser novamente um grande artilheiro é um desafio daqueles! Mas Ronaldo adora desafios, e pode ter sucesso na Itália.

Porém, é importante lembrar que o corpo de Ronaldo não é mais o mesmo. Lesões, peso, idade e poucas horas de sono transformaram o perfil do jogador. Hoje Ronaldo é mais forte, e também mais lento. E uma das maiores lições de como adaptar o corpo ao estilo de jogo foi Romário, que ao perder a velocidade, virou especialista em colocação. E, desta forma, joga até os 40 anos. Ronaldo poderia seguir esta mesma linha.

Um comentário:

Anônimo disse...

O cara ainda é bom. Se o Milan conseguir trazê-lo de graça, fará um bom negócio, pois falta um goleador no time, já que R. Olivera e Gillardino estão apagados.