por Dante Baptista
"Vende-se: atacante, 30 anos, maior artilheiro da história das Copas do Mundo e titular da seleção Brasileira por 12 anos. Tratar com Ramon Caldeirón, em Madri."O anúncio acima (obviamente fictício) poderia estar em alguns jornais da capital espanhola. Pois é, aos 30 anos, Ronaldo foi descartado pelo técnico Fabio Capello e não faz mais parte dos planos da equipe merengue. Depois de sucessivas contusões e um comportamento classificado como 'inadequado', o Fenômeno será negociado.
E para quem pensa que sobrariam clubes interessados na contratação do Fenômeno, apenas o Al-Ittihad e o Milan demonstraram vontade de tê-lo em suas equipes. Os milhões sauditas, que já seduziram Luis Figo, podem também levar Ronaldo para o Oriente Médio, mas a proposta Rossonera foi classificada como 'irrecusável' por seu empresário.
Ronaldo voltaria a Milão depois de cinco anos para suprir a ausência de um dos maiores artilheiros a história do Milan, Andrii Shevchenko, que foi para o Chelsea. Desde e saída do camisa 7, ambos passam por um mau momento. Ricardo Oliveira, com problemas na família, não se adaptou ao Milan.
Tá aí uma excelente oportunidade para Ronnie. Chegar a um clube como o Milan com a expectativa de ser novamente um grande artilheiro é um desafio daqueles! Mas Ronaldo adora desafios, e pode ter sucesso na Itália.
Porém, é importante lembrar que o corpo de Ronaldo não é mais o mesmo. Lesões, peso, idade e poucas horas de sono transformaram o perfil do jogador. Hoje Ronaldo é mais forte, e também mais lento. E uma das maiores lições de como adaptar o corpo ao estilo de jogo foi Romário, que ao perder a velocidade, virou especialista em colocação. E, desta forma, joga até os 40 anos. Ronaldo poderia seguir esta mesma linha.