segunda-feira, novembro 26, 2007

No fim de 2007

Dante Baptista

2007 está chegando ao fim, pelo menos para o futebol brasileiro. Nos gramados europeus, a bola ainda rola. Neste tempo em que o blogueiro esteve ausente, algumas coisas importates aconteceram. Por exemplo:

* Copa do Mundo no Brasil: ainda falta tempo para 2014, mas, para competições deste porte, 2014 é amanhã. Vejo como bom o argumento de Josef Blatter de que realizar um Mundial em um país em desenvolvimento é importante para contribuir com o crescimento dele. Porém, algumas coisas me preocupam: a primeira delas é que Ricardo Teixeira preside o comitê organizador da Copa. A segunda é a falta de estrutura, como comprovou o lamentável acidente de ontem, na Fonte Nova.

* São Paulo pentacampeão brasileiro: previsível, justo e merecido. A equipe cresceu e abriu uma distância considerável para o segundo colocado. As nove indicações para a seleção do campeonato comprovam o equilíbrio e qualidade do elenco, e Muricy fez um trabalho excelente. Agora é planejar 2008 e pensar em reforços, coisa que o clube já fez ao contratar o bom lateral Joílson.

* Brasileirão 2007: foi o melhor campeonato da era dos pontos corridos, mesmo sem ter acabado. Não pela qualidade técnica, que a cada ano diminui, mas pela esquizofrenia e emoção que o pautaram. O campeonato viu a ascenção e queda do Botafogo, a regularidade do São Paulo, os momentos de habilidade do Palmeiras, a queda frenética do Cruzeiro e, mais marcante, a ascenção flamenguista. A média de público cresceu de forma aguda, e clubes, torcida e jogadores parecem ter entendido a fórmula.

* Kaká, provável melhor do mundo: pela temporada que fez, mais do que merecido. Aliou a habilidade costumaz com o faro de gols e liderança. Segundo a imprensa italiana, o jogador já teria sido procurado pela France Football e seria o vencedor da Bola de Ouro. Se vencer a eleição francesa, dificilmente perde o prêmio da Fifa.

Seleção Brasileira: depois do chocolate na Argentina, vieram as Eliminatórias. Um massacre no Equador e outras partidas ruins. Dunga termina 2007 com alguns nós para desatar, que vão desde a formação, postura e até convocações.

O Vila do Esporte voltará a ser atualizado com frequência. É bom estar de volta!

Nenhum comentário: